POLÊMICA: SOLTAR ESPADAS É PROIBIDO EM CAMPO FORMOSO. MP MUDA LOCAL DA ‘GUERRA DE ESPADAS’ .

A população de Campo Formoso está proibida de soltar espadas pelas ruas da cidade, e o Ramo dos Inocentes, onde acontecia a tradicional ‘guerra de espadas’ de Campo Formoso foi transferida da Praça Castro Alves, para o ‘espaço de festas’ próximo da feira livre.
1ª ponto. A decisão é do Ministério Público e só foi divulgada oficialmente para a população nesta sexta-feira (28), vésperas do dia de São Pedro e da realização da queima de fogos na cidade. Uma decisão que muda drasticamente uma manifestação cultural de um povo deveria ser tomada com transparência, tempo, e através de discussão participativa da comunidade em geral.
2º ponto. A justificativa para a mudança de local do Ramo dos Inocentes, é que a Praça Castro Alves é residencial. Porém, o novo local de realização do ramo, também é residencial e comercial. Ou seja, é trocar seis por meia dúzia. Os moradores do novo local foram ouvidos? Estão satisfeitos com isso? Acho que não.
3º ponto. Mesmo sem envolvimento da população e ampla divulgação da decisão, o MP recomenda que a Policia Militar oriente os espadeiros para o local permitido para soltura de espadas, e caso necessário, atue de forma repressiva e realize prisões em caso de descumprimento da nova lei, decisão, decreto, imposição, recomendação… sei-lá.
4º e último ponto. As intenções do Ministério Público certamente são as melhores, porém, é preciso planejamento, é preciso envolvimento da população campoformosense nas discussões sobre o assunto, é preciso um trabalho de conscientização e divulgação da decisão posteriormente tomada.
Texto opinativo: Adriano Diniz.
Por Esmeralda Noticias.

You May Also Like

0 comentários

Faça Aqui Seu Comentário.