Com mediação do MPF em Teixeira de Freitas/BA, índios da aldeia Águas Belas desocupam DIREC na cidade

Ocupação durou um dia e terminou na última quarta, 24 de julho. Índios reivindicavam a resolução de problemas como merenda e transporte escolar, além do pagamento de salários atrasados dos professores
Índios da aldeia Águas Belas, do município de Prado/BA, desocuparam, na última quarta 24 de julho, a Diretoria Regional de Educação da cidade de Teixeira de Freitas/BA (Direc 9), a 820km de Salvador. Os indígenas reivindicavam a resolução de problemas como a falta de merenda e transporte escolar na aldeia, além do pagamento dos salários atrasados dos professores, alguns há mais de quatro meses. O impasse foi resolvido após reunião entre a procuradora da República do Ministério Público Federal (MPF) em Teixeira de Freitas/BA, Cristina Melo, o secretario Estadual de Educação, Osvaldo Barreto Filho, e a direção da Direc 9.
Durante a reunião, a Direc 9 se comprometeu a apurar, por meio do Programa de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica da Secretaria Estadual de Educação (SEC), as queixas referentes à não prestação do serviço de transporte escolar. Em relação aos salários atrasados, a SEC afirmou que foi ocasionada pela falta de documentos necessários para a realização dos contratos dos professores, mas que já está de posse da documentação e calcula que dentro de dez dias a situação estará normalizada. Quanto à merenda, a secretaria alegou que não há notificações de prestação irregular. O MPF irá investigar o caso.
A procuradora da República afirma que a reunião foi produtiva, uma vez que foi aberto espaço de diálogo entre o governo, os indígenas e o MPF em prol de melhorias na educação dos índios. Será marcada uma nova reunião com a Direc 9 para discutir ações de melhoria da educação indígena no extremo sul da Bahia.
No MPF, há um inquérito civil público em andamento acerca da precariedade do ensino público indigenista nas escolas das aldeias de Corumbazinho, Craveiros, Tawá, Tibá, Pequi e Cahi, todas situadas no município de Prado/BA, no extremo sul do estado. De acordo com a procuradora, outros inquéritos deverão ser instaurados a partir de visitas feitas a aldeias próximas a Teixeira de Freitas na última semana.Fonte MPF .Fonte da  imagens sulbahianews.com

You May Also Like

0 comentários

Faça Aqui Seu Comentário.