É possível desligar a internet globalmente?

Recentemente, um parlamentar russo acusou os Estados Unidos de ser o único país capaz de desligar a internet do mundo todo. Segundo o congressista, esse tipo de mecanismo deveria ser regulado por uma entidade internacional, como uma organização da ONU criada para regular as telecomunicações da Terra. Mas será que tudo isso faz sentido?
Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos iniciaram o desenvolvimento de uma forma de comunicação que não pudesse ser interrompida caso parte das instalações militares do país fosse atacada. Portanto, se levarmos em conta o fato de que a descentralização está no cerne da estrutura da internet, fica difícil considerar essas especulações.
Mas depois do aparecimento de projetos secretos como o PRISM, o nível de desconfiança sobre essas questões aumentou demais e, a cada dia, novos rumores chegam à internet. Mas, afinal, existe algo parecido com um “botão” para desligar a internet? É possível interromper a internet no mundo todo?

O caso dos servidores-raízes

Como sabemos, toda máquina conectada à internet possui um endereço IP atribuído a ela, uma espécie de identificador que possibilita a comunicação. E para que ninguém tenha que decorar um monte de números estranhos, existem servidores de nomes (DNS) que atribuem endereços mais legíveis a esses IPs. Graças a esses servidores você pode digitar a URL “google.com” em um navegador web, em vez de “74.125.234.70”.
Esses servidores são parte crucial do bom funcionamento da web e, portanto, derrubá-los traria grandes danos à World Wide Web. Porém, ao contrário das muitas mensagens que circulam pela internet, esses servidores não formam o temido “botão desligar” da rede.
Há quem diga que todos os servidores-raízes da internet ficam em solo norte-americano, mas, como podemos ver no mapa abaixo, fornecido pelo root-servers.org, a informação é falsa. Há servidores como esses espalhados pelo mundo todo: fonte MirrorPopSciCNNSkepticsRoot-Servers


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/internet/41427-e-possivel-desligar-a-internet-globalmente-.htm#ixzz2YMiuVzZZ

You May Also Like

0 comentários

Faça Aqui Seu Comentário.