Governo lança rede social voltada para mobilização política de jovens

O governo federal lançou um novo serviço para reunir jovens brasileiros em torno da mobilização social e participação democrática chamado "PARTICIPATORIO", inaugurado nesta quarta-feira, 17. A página, nos moldes de redes sociais como o Facebook, pretende atrair cidadãos em geral, com ênfase nos jovens, para a discussão de políticas públicas.

O  OBSERVATÓRIO PARTICIPATÓRIO DA JUVENTUDE (nome completo da nova rede social) conta com um recurso bastante conhecido dos usuários do Orkut: as comunidades. Divididas por temas específicos (transporte público) ou abrangentes (direita ou esquerda), elas reúnem os usuários em tornos de debates relacionados à esfera pública.

A plataforma, por ser voltada para a juventude familiarizada com a internet e redes sociais, permite o cadastro rápido utilizando as informações do Facebook. Rapidamente o Participatório puxa o nome do usuário e sua foto para criar seu perfil. 

O usuário tem a opção de subir vídeos, arquivos, fazer posts em seu blog na rede social ou criar uma página de conteúdo colaborativo como a Wikipédia. Ou então, caso prefira, participar de discussões nas comunidades ou abrir a aba de "Debates" para acompanhar as discussões mais recentes.

Segundo o serviço há, por enquanto, cerca de 1,3 mil usuários após o primeiro dia de lançamento da plataforma.

O FAQ do Participatório também afirma que não haverá nenhum tipo de censura em relação ao conteúdo, mas que deve existir um controle dos assuntos discutidos para manter o foco da rede social, que são as políticas públicas de juventude.OLHAR DIGITAL.

You May Also Like

0 comentários

Faça Aqui Seu Comentário.