Prefeitura muda curso de rio; Moradores denunciam

Por Redação RADAR 64
Foto: Estevão Silva
Curvo do rio mudado para dar lugar a uma nova rua
Moradores de Guaratinga, no extremo sul da Bahia, denunciam que a prefeitura do município está cometendo um crime ambiental em pleno centro. Segundo eles, o curso do Rio dos Frades - que corta a cidade, começou a ser mudado na manhã de domingo (21) e a administração municipal não teria autorização do IBAMA para executar a obra.

A comunidade diz que a prefeitura pretende construir uma nova rua no local. Além disso, o rio passa no fundo de algumas residências e os moradores dizem que uma draga entrou na área sem autorização. Cercas de arame farpado, plantações e benfeitorias foram destruídas.

O secretário Infraestrutura da prefeitura de Guaratinga, Marivaldo Borges, afirmou aos moradores que o trabalho faz parte de um projeto de limpeza dos rios, que também permite fazer cortes em curvas fluviais. No entanto, ele admitiu que existe, de fato, o projeto de construção de uma nova via para pedestres e veículos, desafogando, assim, o tráfego na Rua da Paz.

Os moradores acreditam que a mudança possa causar desastres naturais. Eles temem alagamentos e desmoronamentos em época em chuva. Ainda nesta segunda-feira eles pretendem protolocar uma denúncia junto ao Ministério Público e órgãos ambientais.

You May Also Like

0 comentários

Faça Aqui Seu Comentário.