Operação do Ibama em Itapetinga Potiraguá Itarantim Macarani resulta em Multa e Apreensões.

O IBAMA/ESREG de Vitória da Conquista concluiu no Sábado, dia 03/08 a Operação “Amazon”, que teve como objetivo coibir o tráfico de animais silvestres, iniciada no dia 29/07, que abrangeu os municípios de Itapetinga, Potiraguá, Itarantim e Macarani, todos no Sudoeste da Bahia.

Foram atendidas 14 denúncias de tráfico de animais silvestres feitas à Ouvidoria do IBAMA, além de demandas levantadas via SISPASS. As multas aplicadas somam o total de R$ 75.500,00, foram lavrados 11 autos de infração para instauração dos devidos processos legais, além de uma notificação. Foram apreendidas 129 aves silvestres, encaminhas ao CETAS para triagem e posterior soltura além de uma espingarda que será entregue à Polícia Federal.

O IBAMA solicita sempre o apoio da população para identificar traficantes de animais. As características do tráfico, muitas vezes permitem que os vizinhos percebam o que está acontecendo. Os animais são mantidos em condições que causam sofrimento e levam muitos a óbito. Além do dano ambiental, causado pelo desequilíbrio no habitat, animais silvestres podem trazer doenças aos humanos e vice-versa. Por isso, lembramos sempre: NÃO COMPRE ANIMAIS SILVESTRES EM FEIRAS LIVRES, ESTRADAS ETC. Caso você queira criar animais silvestres, procure o órgão ambiental do seu Estado para se informar sobre criadouros autorizados e registros legais. Denúncias podem ser feitas pelo 0800 61 8080.

Fonte: Andréia da Mata Lula /Foto: Ariosvaldo Antunes da Luz


You May Also Like

1 comentários

  1. Na Cidade vizinha Macarani Bahia um morador da rua Manoel Alexandre que residi no bairro Luiz Carreira tem matado gatos por conta dele ter criadoro de aves silvestres no quintal de casa
    É diversos o número de gaiolas e aves

    ResponderExcluir

Faça Aqui Seu Comentário.