Leilão de energia foi realizado hoje contrata 1.505 MW de eólicas

SÃO PAULO, 23 Ago (Reuters) - O rápido leilão de reserva desta sexta-feira contratou energia de 1.505 megawatts (MW) em projetos eólicos ao preço médio de 110,51 reais por megawatt-hora (MWh), um desconto de 5,54 por cento ante o preço inicial máximo de 117 reais por MWh.
Foram vendidos 118.428.660 MWh de energia no leilão, em contratos de 20 anos, com início de entrega de energia a partir de setembro de 2015.
Os 66 projetos vencedores estão na Bahia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Piauí e Pernambuco. O leilão movimentou 13,07 bilhões de reais em contratos.
Com 377 projetos cadastrados, no total de cerca de 9 gigawatts (GW) o leilão ocorreu em momento em que empresas enfrentavam um cenário menos propício para realizar ofertas agressivas, com a alta do dólar influenciando o preço de equipamentos e exigência de maior eficiência dos parques.
O preço mais baixo da energia vendida no leilão foi de 98,5 reais por MWh, de um parque na Bahia. O preço mais foi de 116,29 de parques em Caetité, na Bahia.
Ainda não é possível confirmar o nome dos vencedores pelo site de acompanhamento do leilão da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Neste leilão passou a valer a regra de que parques eólicos têm que garantir uma eficiência de 90 por cento da geração de energia declarada (P90), ante 50 por cento nos leilões anteriores.
Os leilões de reserva servem para incrementar a oferta de energia do sistema e reduzir os riscos de desequilíbrio entre a oferta e demanda de energia elétrica.

A Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) esperava demanda de 2 GW por parte das distribuidoras no leilão, se seguisse a lógica de outras competições desse tipo, informou a presidente da associação, Elbia Melo, nesta semana.  Reutres Brasil.

You May Also Like

0 comentários

Faça Aqui Seu Comentário.