MIRANGABA/SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZOU O 1º SEMINÁRIO REGIONAL DA CULTURA DA BANANA.


Aconteceu hoje em Mirangaba dia 20/08/13 o 1º Seminário Regional  da Cultura da Banana   o  seminário foi realizado no centro pastoral onde o se fizeram presente o secretario de agricultura Adalberto Junior  o Prefeito Dirceu Mendes Ribeiro o presidente da câmara de vereadores de Mirangaba Edson Mendes Ribeiro Clóvis Ferreira Vereador e presidente do sindicato dos  Trabalhadores Rurais Cândido Fabio da ADAB Catarina Cotrim de M. Sobrinho coordenadora do projeto de prevenção da sigatoka-Negra e Moko da   EBDA Silvo Fernandes da EBDA Jacobina  e o Dr. Marcelo Bezerra da EMBRAPA  entre outros convidados que por maioria era de produtores de banana do Coqueiro Santa Cruz e do Distrito de Taquarende e  demais região.
O seminário deu-se inicio com uma homenagens proposto pelo radialista Geraldo Oliveira ao Engenheiro Agrônomo e radialista Luciano Gallo  que trabalhava no escritório da EDBA em Taquarendi  falecido no dia 16/08/13 logo após um minuto de silencio os trabalho forma aberto pelo prefeito Dirceu Mendes Ribeiro  que falou da importância do seminário no Município e que  através da seu secretario  Adalberto Junior caminhara juntos para o desenvolvimento e melhoria da cultura da banana no município,em seguida o Dr.Marcelo Bezerra falou da importância  na hora de plantar a banana que  a analise química do solo é obrigatória,para obter boa adubação.
Entenda um pouco
A bananicultura é desenvolvida, no Estado, por grandes, médios e pequenos produtores, sendo que 60% da produção são provenientes da agricultura familiar, que plantam as cultivares tipo Prata (Prata comum, Pacovan e Prata Anã), a Plátanos, ou seja, tipo Terra (Maranhão,  D’Angola e Terrinha), e cavendisch (Nanica, Nanição e Grand Naine). A área plantada, no Estado, corresponde a 65 mil hectares, com destaque para as regiões Sul, Centro Sul, Vale do São Francisco e Centro Norte baianos.

Algumas técnicas recomendadas pelo Dr Marcelo  Bezerra e O Dr  Fernandes Addad  poderão contribuindo para um maior aproveitamento e valorização das novas safra futuras que será plantada com acompanhamento técnico para a preservação do meio ambiente e maior produtividade.
Fotos Portal cidade Mirangaba.


You May Also Like

0 comentários

Faça Aqui Seu Comentário.