Associações de Mirangaba discutem ações que beneficiam comunidades rurais


Encontro foi realizado pela Associação da Mangabeira e teve a participação da Prefeitura e da Câmara de Vereadores
No sábado, 22/02, a Associação dos Produtores Rurais da Comunidade de Mangabeira promoveu um encontro com as demais associações de produtores rurais do município de Mirangaba. O objetivo do evento foi o de esclarecer dúvidas sobre o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), critérios para participar do programa e para a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
Os agricultores receberam informações do Sindicato dos Trabalhadores Rurais  de Mirangaba, que tirou as dúvidas dos participantes. Houve ainda um debate sobre a horta comunitária, onde o  Secretário da Agricultura do Município de Mirangaba, Adalberto Júnior, explicou como funciona o programa, além da troca de experiência entre os representantes das Associações.
O Prefeito Dirceu Ribeiro, que também participou da reunião, assumiu o compromisso de doar terrenos públicos para que as casas do PNHR sejam construídas. “A Prefeitura de Mirangaba tem o interesse de que esses benefícios oferecidos aos pequenos produtores se concretizem o mais rápido possível. Para isto, vamos dar todo o apoio necessário com a doação de terrenos e disponibilização de máquinas pesadas para barramentos”, garantiu.
Dirceu ainda disponibilizou para as associações os profissionais técnicos necessários, sem ônus, para a viabilidade dos projetos que concretizam o PNHR no município. O valor que seria pago aos profissionais será revertido em investimentos para as associações.
A presidente da Associação de Mangabeira, Maria Glaugicelma de Jesus, mais conhecida como Celma, agradeceu à parceria da Prefeitura no suporte dado à comunidade. “Agradecemos por todas as ações que vem sendo desenvolvidas para a nossa população, especialmente a disponibilização de profissionais como uma Técnica de Enfermagem, Engenheiro, Veterinário e Assistente Social, para dar suporte a nós produtores”, reconheceu, falando ainda da importância do Poço Artesiano que será perfurado na comunidade pelo município.
Finalizando, Dirceu informou que o município vai adquirir os produtos da Agricultura Familiar, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que tem o objetivo de atender famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional, além de incentivar a agricultura familiar através da aquisição dos alimentos.
Participaram da reunião representantes da Associação dos Produtores Rurais Riacho, de Umbiguda, de Taquarendi, de Santa Cruz, de Coqueiro e de Soledade, além de pequenos produtores rurais de demais comunidades do município de Mirangaba.  Além destes, estiveram presentes o Presidente da Câmara de Vereadores, Edson Ribeiro, e os Vereadores Galego, Francisquinho, Dirceu Lopes, Gildeon e Cloves, que também é representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mirangaba.
Fotos: Diário da Chapada

You May Also Like

0 comentários

Faça Aqui Seu Comentário.