Governo entrega equipamentos que garantem inclusão digital de comunidades quilombolas Caldeirão Grande e Mirangaba

CAM02037
As comunidades quilombolas de Raposa e Coqueiro, localizadas nos municípios de Caldeirão Grande e Mirangaba, respectivamente, no Território de Piemonte da Diamantina, foram, este mês, beneficiadas com a entrega de equipamentos de informática que vão garantir a inclusão digital de 150 famílias da região.
A iniciativa, que integra as atividades do Projeto de Inclusão de Comunidades Remanescentes de Quilombos (Projeto Quilombolas), fecha o ciclo das ações desenvolvidas pelo projeto, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).
A entrega de equipamentos acontecerá durante todo o mês em várias comunidades atendidas pelo Projeto Quilombolas. Já estão programadas entregas em municípios dos territórios do Extremo Sul, Velho Chico e de Vitória da Conquista. Em Caldeirão Grande e Mirangaba, os quilombolas receberam, no total, 11 computadores, sendo dois em Mirangaba, e nove em Caldeirão, que ganhou também uma impressora.
De acordo com a coordenadora de projetos da Associação Quilombola de Raposa, Danielma da Silva Bezerra Brasileiro, 32, essa é a oportunidade que a comunidade terá de começar a acessar essa tecnologia, que, até agora, era inacessível. “Com a chegada dos equipamentos, principalmente os adolescentes e jovens da comunidade, que antes eram privados dessa tecnologia, aprenderão a utilizá-la”, destacou.
A coordenadora de projetos disse ainda que os jovens que foram treinados pelo projeto Quilombolas, no curso realizado em parceria com o Senai, serão os responsáveis por orientar os demais membros da comunidade a acessarem essa nova ferramenta. “Os computadores e o acesso à internet facilitaram inclusive as atividades escolares dos estudantes da comunidade, que poderão, a partir de agora, realizar pesquisas e até cursos online”, observou.
O projeto Quilombolas foi criado com o objetivo de financiar atividades com comunidades remanescentes de quilombos nos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco. As ações foram realizadas com recursos doados pelo Fundo do Desenvolvimento Social do Governo do Japão através do Banco Mundial, no valor total de US$ 877,6 mil, somente na Bahia.
Em julho deste ano, uma reunião de avaliação final do Projeto Quilombolas, realizada por técnicos do Banco Mundial (Bird), em Fortaleza (CE), consolidou a Bahia como estado de referência na execução de metas voltadas à melhoria da qualidade de vida das comunidades quilombolas.

You May Also Like

0 comentários

Faça Aqui Seu Comentário.