Mirangaba: Prefeitura e Secretaria de Educação Estará Realizando Desfile Cívico de 07 de Setembro.


A Prefeitura Municipal de Mirangaba através da Secretaria de Educação estará realizando no dia 07 de setembro 2015 mais um desfile cívico em homenagem ao Dia da Independência a partir das 14 horas com o tema (A cultura Nordestina) o desfile percorrerá as principais ruas da cidade  pela manhã  o desfile acontecerá no Distrito de  Taquarendi pois o mesmo não acontece a mais de quatros anos.
  Na ocasião a FAMMIR estará  apresentando o seu novo uniforme além da reforma dos seus  instrumentos e outros novos.
 A escolha do tema cultura Nordestina é o fato de ser uma cultura  bastante diversificada, uma vez que foi influenciada por indígenas, africanos e europeus, ela é bastante particular e típica, apesar de extremamente variada. Sua base é luso-brasileira, com grandes influências africanas, em especial na costa de Pernambuco à Bahia e no Maranhão e ameríndias, em especial no sertão semiárido.
Cronograma.
Abertura Hino Nacional.
1 - Apresentação das fanfarras FAMMIR e Os Desbravadores;
2 – A Creche Maria José de Lima Silveira (Diretora Aldeni Idalice) traz como tema a Marujada que é uma dança de conotação religiosa e muito bonita. Em Jacobina tem uma influência muito forte de um povo que traz sua cultura através dos tempos tentando resgatar sempre suas raízes.
3 – A Escola Municipal Joaquim Valois Coutinho Neto (Geisa Marla) apresenta-se com tema Cangaço dando ênfase ao amor de Lampião e Maria Bonita. Entre o final do século XIX e começo do XX, surgiu, no nordeste brasileiro, grupos de homens armados conhecidos como cangaceiros. Estes grupos apareceram em função, principalmente, das péssimas condições sociais da região nordestina. O latifúndio, que concentrava terra e renda nas mãos dos fazendeiros, deixava às margens da sociedade a maioria da população.
4 – Escolas do Campo (Francisco Rocha Pires, Benedito Caetano dos Santos e Evaristo Alves dos Santos). (Diretora Regiane Mendes) As escolas traz como tema O Carnaval, festa de antiga tradição católica originada na Europa, realizam-se anualmente nos três dias que antecedem a Quaresma. Afoxés e blocos de negros dividem, hoje, as avenidas e as atenções do público e dos meios de comunicação de massa com os trios elétricos e os blocos com seus abadás e cordões de isolamento.
5 – Escola Municipal de Paulo Souto (Diretora Alzeny) – A mesma traz como tema o frevo é uma manifestação da cultura corporal tipicamente pernambucana. Inicialmente, o termo frevo designava uma folia de rua marcada pela música intensa. Se observarmos de perto, hoje, os movimentos corporais do frevo, podemos identificar claramente a influência da capoeira na sua composição, especialmente movimentos baixos, que requerem máximas flexões dos joelhos.
6 – Escolas Municipais João Félix Damasceno e Felipe Apolônio de Carvalho. (Diretor Roner Damasceno) As escolas apresentam-se com Danças Nordestinas, no Brasil, a dança é um dos pontos mais fortes da cultura. Conhecido por seu povo alegre e entusiasmado, o país possui os estilos mais variados e significativos, como produto de uma grande difusão cultural. Dando ênfase a este tema as escolas quilombolas
7 – Escolas Quilombolas – (Diretores Evânio e Denisvaldo Dando ênfase a este tema as escolas quilombolas apresentam-se com a Dança Afro.
8 – Escolas Municipais Arthur Miranda de Carvalho
(Diretora – Alenilde) A Baiana de acarajé (ou simplesmente Baiana) é como são chamadas as mulheres que se dedicam ao ofício tradicional de vender de acarajé e outras iguarias da culinária afro-baiana. Mulheres batalhadoras, em sua maioria negra e com forte identidade com as Religiões de Matriz Africana, que com muita luta conseguiram a regularização da profissão junto aos poderes públicos. Uma das principais figuras típicas do Brasil.
9 – Escola Municipal Isidoro Fagundes Ribeiro (Diretora – Maria da Glória) – A escola traz como tema Literatura de Cordel com a peça O “Auto da Compadecida” consegue o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel. É uma peça teatral em forma de Auto em 3 atos, escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna. Sendo um drama do Nordeste brasileiro, mescla elementos como a tradição da literatura de cordel, a comédia, traços do barroco católico brasileiro e, ainda, cultura popular e tradições religiosas.
10 – CRAS GRUPO DE IDOSAS. Quadrilha Tradicional
11 – Escola Municipal Edite Dias de Carvalho – (Diretora – Luciene dos Santos) A escola traz com o tema a Quadrilha junina - Também chamada de quadrilha caipira ou de quadrilha matuta, é muito comum nas festas juninas. Consta de diversas evoluções em pares e é aberta pelo noivo e pela noiva, pois a quadrilha representa o grande baile do casamento que hipoteticamente se realizou. A quadrilha é mais comum no Brasil sertanejo e caipira, mas também é dançada em outras regiões de maneira muito própria, caso de Belém do Pará, onde há mistura com outras danças regionais.
12 –  Escola Municipal José Miranda da Silva (Diretora Daniela Rodrigues) – A escola apresenta-se com o Reisado.  O Reisado é uma das pantomimas folclóricas mais ricas e mais apreciadas, principalmente no Nordeste. Faz parte do repertório das Festas Jesuínas, e é apresentado de 24 de dezembro a 6 de janeiro, isto é, pelo Natal, Ano Bom e Reis. O Reisado é formado por um grupo de foliões, de pastores e pastoras que se reúnem numa espécie de rancho, com o fim de visitar as casas das pessoas mais gradas e hospitaleiras da região, a cantar e a dançar.
13 – Escola Municipail Manoel Novaes (Diretora Marcia Paloma) – a escola apresenta-se trazendo a tradição da cavalgada. A cavalgada é uma prática milenar, que surgiu na África e na Europa durante a domesticação dos cavalos. Em nossa cidade os tradicionais passeios coletivos de cavaleiros já fazem parte do calendário de eventos socioculturais. Aventura, fé, devoção, coragem, respeito e amizade formam as atrações dessa modalidade esportiva. Portal Cidade Mirangaba. Ascom Secretaria de Educação.

You May Also Like

0 comentários

Faça Aqui Seu Comentário.