Prefeito Dirceu Mendes Ribeiro e Equipe da SEMARH Participa de Audiência Pública na Igreja das Figuras.


No ultimo dia 17/11/2015, o ministério público através do promotor ambiental Dr. Pablo Almeida convidou técnicos do IPHAN,IPAC e os prefeitos de Mirangaba, Jacobina, Saúde e Caém para uma audiência pública  nas Ruínas da Igreja da Figuras para decisão de como cuidar desse  patrimônio histórico, construída em 1750 pelo sertanista e explorador de ouro Romão Gramacho, estiveram presente além dos técnicos do IPHAN,IPAC  o Prefeito Dirceu Mendes Ribeiro a equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Mirangaba Secretario  Enilton Mendes Dais, José Antônio dos Santos, Almacks Luís Silva  e o Secretario de Obras e Serviços  Edson Felix dos Santos, o Prefeito de Caém Arnaldo de oliveira o Secretario de Meio Ambiente  de Jacobina Ivan Aquino e equipe  o padre  e outros representante religiosos .


  A Igreja de São Miguel Arcanjo está em ruínas. No entanto, a condição física do templo não impede que a população suba a Serra das Figuras, para fazer romaria anual e orações ao santo que, para alguns, é protetor dos garimpeiros,  a localização da Igreja fica entre os Municípios de Mirangaba e Saúde, a 40 km de Jacobina, embora o município de Caém  e Mirangaba são os que tem mais interesse em proteger esse Patrimônio Histórico da Região.
As ruínas da igreja tem algumas histórias  lendas que povoam o imaginário popular e mantêm viva a tradição. Uma delas é a lenda de que Romão Gramacho teria feito um pacto com o diabo para achar ouro e diamante.
Depois de enricar, o explorador decidiu construir o templo, o que despertou a fúria da coisa ruim,que deu um coice na parede da igreja e até hoje tem uma parede torta por conta disso . Certo é que Romão Gramacho seguiu suas explorações e atribuem a ele a fundação de muitas vilas e construção de outras igrejas pelo .

Fotos e Pesquisa Portal cidade Mirangaba  dos Santos (as fotos  antigas são de autores desconhecido)
A Igreja Antes e as Ruínas nos dias de Hoje

 Frente da Igreja

Lateral e parte da Frente da Igreja.

Área Interna da Igreja

Local do Altar.
Seu Portal de Noticia.

You May Also Like

0 comentários

Faça Aqui Seu Comentário.