Vídeo: Águas do reservatório de Sobradinho atingem o nível mais baixo da história.

Faz quase três anos que não chove na região do Vale do São Francisco, no Nordeste do Brasil. O lago de Sobradinho, que é o maior reservatório da região, nunca teve tão pouca água para guardar. O que ainda tem deve durar menos de um mês.

O paredão que mede o nível da água nunca esteve tão exposto. Hoje, Sobradinho tem menos de 3% do volume máximo. É tão pouca água que das seis turbinas da hidrelétrica, apenas duas estão funcionando. "Chegaremos ao final de novembro, início de dezembro ao 0% do volume útil", afirma João Henrique Franklin, superintendente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco.
E 0% do volume significa a parada total da geração de energia em Sobradinho. A previsão é de dificuldades também na produção de frutas. Há ameaça de racionamento de água no projeto Nilo Coelho, o maior das áreas irrigadas. “Nós temos, aqui na captação, água pra mais 40 dias. A partir daí nós vamos ter racionamento no Nilo Coelho", aponta Luciano de Albuquerque, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba. O Vale do São Francisco tem 100 mil hectares irrigados. Produz dois milhões de toneladas de frutas por ano e emprega cerca de 250 mil pessoas. Comunidades do entorno do lago agora são abastecidas por caminhões-pipa. [G1/JN] Vídeo abaixo:



You May Also Like

0 comentários

Faça Aqui Seu Comentário.