Mirangaba: SEMARH Apresenta Projeto de Revitalização das Nascente do Rio Preto e Rio Branco No Distrito de Taquarendi.

A Secretaria de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos SEMARH esta apresentando  o projeto de Revitalização dos Rios Preto e Rio Branco em Taquarendi, para minimizar os impactos causado  pela ação do home e da natureza, veja o projeto.

Projeto de recuperação das Nascentes do Rio Preto e Rio Branco no distrito de Taquarendi-Mirangaba-BA.
Que trata do novo código Florestal no seu artigo 4º Considera-se Área de Preservação Permanente em zonas rurais ou urbanas: e considerando que as nascentes do Rio Preto e Rio Branco encontra-se em estado avançado de degradação ambiental devido ao assoreamento por falta de mata ciliar e quase que totalmente coberta por uma espécie de árvore invasora; planta de origem peruana, nome cientifico (Prosopis juliflora) popularmente conhecida como alfarroba que possui uma grande facilidade de adaptação e multiplicação e em pouco tempo uma fez estando implantado naquele local passa a compor toda a vegetação suprimindo a vegetação natural e tornado um ambiente com aspecto monótono onde pode ser observada plantas somente de sua espécie: 

Foto 01
Foto 02
Foto) secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos SEMARH.
Providencias as ser tomadas imediatamente:

                             Remoção das espécies de árvores invasoras eliminadas todas as plantas imediatamente substituindo por espécies nativas de modo a devolver ao ambiente seu aspecto natural possibilitando o abrigo de animais e insetos da região devolvendo a cobertura vegetal essencial para a manutenção dos mananciais e proteção das nascentes contra os fenômenos erosivos provocados pelas enxurradas proveniente das chuvas de verão que se inicial por volta do mês de outubro aproximadamente e se estende por volta do mês de abril. Devido o estado avançado da erosão se faz necessário uma interversão com maquinas com o objetivo de desviar a direção das enxurradas para que a mesma não tenha o sentido direto das nascentes através de micro bacias de forma que possibilite o acumulo da areia e que possa ser retiradas ano a ano e que não se permita que chegue aos olhos d’água.

                                         
  Construir uma cerca no entorno das nascentes:


                                 Com o objetivo de impedir o acesso de pessoas e animais de modo a não causas impactos negativos no local. Colocar placar de advertência para chamar a atenção,  uma vez que a presença de animais e pessoas vem causado contaminação no solo através das fezes humanas de animais, há também vestígios de  resíduos sólidos onde pode haver presença de material contaminantes através de metais pesados muito próximo das nascentes,    É oferecido água e passagem alternativa para os animais de forma a não  causar nenhum transtorno aos criadores.
Foto 043
Foto 05
(Foto) Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos SEMARH.

Foto 06 (Foto) secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos hídricos SEMARH.

Foto 07 secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos hídricos SEMARH.

 Propõe-se a construção no local de um viveiro de mudas nativas e frutíferas:
 Com objetivo de produzir plantas que possa ser usadas na recuperação de outras nascentes e/ou matas ciliares da região podendo ser plantadas em ruas e avenidas da cidade e no restante do município tornado o ambiente mais saudável verde e amenizando o efeito do calor provocar pelas altas temperaturas que assola nossa região. E a contratação ou locação de um servidor para dá manutenção das mudas plantadas e no viveiro. 

 




Fotos ilustrativas:


     Considerações Finais

 Tais intervenções  devem ser feitas com urgência devia o estado avançada de degradação que encontra-se no local é necessário que se inicie nestas nascentes e que se dê continuidade nas demais do município. A proteção ao meio e dever de todos e se faz necessário para garantir a nossa sobrevivência e das futuras gerações.
    Enilton Mendes Dias
     Secretario de Meio Ambiente
Ascom SEMARH.
Portal Cidade Mirangaba

You May Also Like

0 comentários

Faça Aqui Seu Comentário.