Jacobina O Sonho Acabou

A imagem pode conter: céu, nuvem e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

O sonho acabou. O empresário vem a cidade, conquista o povo e uma área de terra relativamente grande para instalar a sede da UniAGES, abandona o terreno que vem passando por um processo erosivo, vende as vagas ao governo (bolsas) e vai usar as instalações públicas para enriquecimento.
A pepita que o texto da UniAGES divulgou sobre a cidade quem ganhou foi o Professor José Uilson. Resta saber se foi sozinho mesmo. Posso perguntar professor Epaminondas Silva Macedo?
"A pepita da educação foi descoberta em Jacobina Terra do ouro, Jacobina atraiu muitos forasteiros em busca deste rico material. Escravos e colonos se dedicaram à criação de gado e à agricultura. O comércio ganhou força com a corrida pelo ouro, mas o setor de minérios é, também, grande produtor de arenito, argila, calcita, cromo e mármore. Hoje, o setor industrial local está na 15ª posição entre os municípios baianos. A batata doce é produto expressivo na agricultura. A comercialização de bovinos, suínos, equinos, asininos, muares, ovinos e caprinos é destaque da pecuária. O turismo? Esse, sem dúvidas, é forte. São mais de 600 leitos para receber os visitantes, especialmente, os que vão conhecer a Micareta que começou em 1933, quando o jornal jacobinense “O Lidador”, procurava um motivo para festejo. Além, dessa a cidade conta com a Marujada que tem mais de centenas de anos. A Caminhada da Luz é na Semana Santa, quando romeiros sobem o Morro do Cruzeiro num ato de fé católica. O turismo ecológico é outro fator atrativo importante da região. As cachoeiras, canyons, desfiladeiros, as regiões montanhosas e lagos fazem sucesso entre os visitantes. Passeios ciclísticos e caminhadas são realizados anualmente na cidade. Destaca-se, ainda, as serras do Tombador, Monte Tambor, Morro dos ventos e o Véu das Noivas. Essa última possui uma queda d’água com 60m que desemboca em um poço perfeito para mergulhos. Nossa! Quanta coisa, hein? Com tanta beleza natural e um crescimento promissor, o UniAGES não poderia esquecer a cidade de Jacobina. Um ótimo lugar de aprendizado para a visão empreendedora dos futuros administradores, engenheiros civis, pedagogos e educadores físicos. A chegada da faculdade a essa cidade vai expandir os horizontes dos moradores de toda a região e levar conhecimento acadêmico a todos. Isso é o UniAGES mostrando novos caminhos para a educação".
A imagem pode conter: nuvem, céu, planta, montanha, atividades ao ar livre e natureza
Almacks Luiz.

You May Also Like

0 comentários

Faça Aqui Seu Comentário.