Saúde Bucal: Mirangaba recebe Unidade Odontológica Móvel

SÁBADO, 3 DE MARÇO DE 2012

Saúde Bucal: Mirangaba recebe Unidade Odontológica Móvel


O prefeito Adilson e o secretário Azizinho estiveram nesta sexta-feira (2) em Tatuí (SP), para receber uma Unidade Odontológica
O prefeito de Mirangaba, Adilson Nascimento, e o secretário municipal de Saúde, Raimundo Aziz Neto, participaram ontem, na cidade de Tatuí (SP), da entrega de 100 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) a municípios inseridos no Plano Brasil Sem Miséria. Na Bahia, Mirangaba foi um dos vinte municípios beneficiados com uma das unidades odontológicas, que  irão oferecer gratuitamente tratamento clínico odontológico, além de ações de promoção e prevenção à saúde bucal.
Segundo o prefeito Adilson Nascimento, a Unidade Odontológica tem capacidade de realizar até 350 atendimentos por mês. As equipes de Saúde bucal, compostas por cirurgião-dentista, auxiliar de saúde bucal e técnico de saúde bucal, atenderão nas unidades móveis. Elas farão, além do tratamento clínico, ações de promoção e prevenção à saúde junto à comunidade.
As Unidades Odontológicas Móveis farão o encaminhamento dos casos que necessitarem de tratamento odontológico mais complexo para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), além do seu acompanhamento.
No caso das próteses (dentaduras), a parte clínica poderá será feita no próprio veículo. Apenas a parte laboratorial será encaminhada aos Laboratórios Regionais de Prótese Dentária.
As UOMs possuem um consultório odontológico que contem: cadeira odontológica; kit de pontas (conhecido como “motorzinho do dentista”); mocho (cadeira do dentista); refletor; amalgamador e fotopolimerizador (materiais que fazem o preparo dos materiais utilizados nas restaurações de dentes); raios-X odontológico e autoclave para esterilização do material.
Além disso, todas possuem ar-condicionado, pia para lavagem de mãos, reservatórios de água, armários para armazenagem de material e, acoplado ao veículo, existe uma carroceria que carrega um gerador, responsável por fornecer energia ao consultório.
“Com esse veículo, vamos ampliar ainda mais os serviços odontológicos já oferecidos pelo município, porque com essa unidade termos mais mobilidade para chegar até o cidadão mirangabense, principalmente, aquele que reside distante dos postos de saúde”, comemorou o prefeito.

Fonte: Notícia Livre

You May Also Like

1 comentários

Faça Aqui Seu Comentário.