Peru: jogador de 18 anos morre após sofrer mal súbito em campo

Foto: Reprodução

Um jogador de 18 anos do Sporting Cristal morreu neste domingo (21) depois de sofrer um mal súbito em campo durante uma partida entre os reservas do time o Real Garcilaso, em Cuzco, no Peru. Yair Clavijo teve uma parada cardiorrespiratória aos 43 minutos do segundo tempo.
Segundo o Globoesporte, o jogador recebeu os primeiros socorros mas morreu a caminho do hospital. O clube emitiu nota oficial lamentando a morte do rapaz e garantiu que todos os exames que o atleta fez tiveram resultados normais, nenhum deles indicando algum tipo de problema. A seleção peruana usou o Twitter para oferecer condolências pela morte.
"O Club Sporting Cristal cumpre a dura tarefa de informar o falecimento de Yair José Clavijo Panta, jogador de 18 anos, pertencente ao time de reservas de nossa instituição, com contrato profissional desde janeiro de 2013 e que havia passado satisfatoriamente por todos os exames médicos necessários para a prática do futebol a nível profissional e que, além disso, havia sido recentemente convocado para a pré-seleção nacional sub-18. A prioridade do Club Sporting Cristal é dar todo o suporte necessário à família Clavijo nestes momentos difíceis. É uma perda irreparável para o Clube Sporting Cristal e damos as nossas mais sentidas condolências à família e amigos de nosso jogador", diz a nota do Sporting.
O treinador da equipe ficou muito nervoso com tudo e desmaiou, precisando ser socorrido. O gerente do clube, Carlos Benavides, disse que o caso foi uma tragédia. "Era um dos maiores talentos que tínhamos no Cristal. Era um jogador que tinha um futuro promissor. É uma tragédia. Estamos de luto no Sporting Cristal. É duríssimo, ainda não assimilamos", disse.
Acusações
O diretor Gustavo Zevallos acusou a organização da partida, que acontecia no Estádio Municipal de Urcos, de não ter o equipamento necessário para salvar a vida do jogador. "A ambulância do estádio não tinha um desfibrilador, que é um elemento indispensável antes dos jogos da primeira (divisão) e dos reservas", acusou.
No país, já se discute se a altitude pode ter contribuído para a morte. O estádio em Cuzco fica a 3.400 metros de altitude, enquanto o Sporting Cristal tem sua sede em Lima, quase ao nível do mar. "Por favor, até quando vamos seguir expondo os jogadores de futebol a jogar nestas condições de altura, em condições inapropriadas", questionou pelo Facebook o peruano Jefferon Farfán.Correio.

You May Also Like

0 comentários

Faça Aqui Seu Comentário.