Volume de água da Barragem Zabumbão de Paramirim está próximo da cota de alerta.

O especialista em Recursos Hídricos, Luciano Meneses, por meio de ofício enviado ao Presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Paramirim e Santo Onofre, Anselmo Barbosa Caires, disse que o volume de água da Barragem Zabumbão encontra-se próximo à sua cota de alerta. “Recebi com preocupação a informação de que o açude Zabumbão encontrava-se, em 09/10/2014, na cota 657,0 m, o que corresponde ao volume de 17.819.594,0 m³ (vide tela do sistema de informações da ANA). Em anexo, segue cópia da Resolução ANA nº 96/2014 que determina a cota de alerta do açude Zabumbão como sendo 655,74 m (15.000.000,0 m³). Ou seja, ainda há uma folga de apenas 2.819.594,0 m³”, afirmou Luciano.

Segundo ele, é fundamental que o Comitê e a sociedade de modo geral discutam como melhor utilizar esse volume restante acima da cota de alerta e que tomem providências para usar de forma eficiente e parcimoniosa os 15 milhões de m³ definidos como prioritários, os quais devem ser destinados prioritariamente ao consumo humano e à dessedentação animal, como determina a Lei nº 9.433/1997. “Torço para que as chuvas aconteçam na região e o Zabumbão recomponha seu volume total, ou que, pelo menos, fique bem acima da cota de alerta”, reforçou o especialista, que é gerente de outorga da Agência Nacional de Águas (ANA).

Anselmo pediu compreensão à sociedade para que esse volume de 2.819.000 seja economizado até que chova. “A ANA está se reunindo com os técnicos da própria agência para tomar as medidas no intuito de salvaguardar a população do sistema integrado abastecido pela Empresa de Água e Saneamento S.A. (Embasa), sendo :Paramirim, Caturama, Botuporã e Tanque Novo”, finalizou o presidente do comitê.


Informações: Blog do Glauber

You May Also Like

0 comentários

Faça Aqui Seu Comentário.