Mirangaba 53 Anos de Emancipação Politica

A história do município de Mirangaba começou entre os anos de 1889 a 1900, quando chegaram à região, denominada Fazenda Campo Grande que fazia parte do município de saúde, área de matas, os primeiros povoadores, vindos da região do atual município de Jacobina, atraídos pelas terras férteis, um convite à agricultura e à pecuária. Os pioneiros, conforme relatos foram Manoel Ferreira da Cruz (mais conhecido como Manoel de Bezinha), Francisco Ferreira da Cruz (vulgo Chico Zoião) e João Fumaça. Foram estas mesmas pessoas que construíram as primeiras casas no ano de 1902, oportunidade em que foi erguida uma Capela. A localidade foi então denominada de povoado de Alferes.
Nos anos de 1904 a 1905, chegaram para residir no então Povoado de Alferes os senhores José Joaquim de Carvalho, Joaquim Valois Coutinho, Antonio Pereira e Bernardo Teixeira, vindos dos municípios de Jacobina e Saúde.
Em  1906 a 1907,o senhor Agérico  conseguiu, por intendente do município de Saúde,  que fosse construído um “Barracão”. No mesmo período o povoado de Alferes recebe o nome de Riachuelo.
Os moradores mais antigos afirmam que o novo nome foi inspirado na Batalha Naval de Riachuelo - as constantes brigas existentes na região, pela posse de terras e posições políticas, faziam lembrar o fato histórico. Conta-se que os fazendeiros possuíam jagunços para “ajudarem” nas citadas disputas. Existe ainda outra explicação para o nome Riachuelo: a existência de um riacho que cortava o centro do povoado. As hostilidades por disputa de mando, conta-se que eram constantes,  deixavam os moradores amedrontados. O povoado começou a decair, pois muitas famílias foram embora.
Após a eleição do senhor José Joaquim de Carvalho para intendente do município de Saúde, o povoado viveu dias melhores sendo elevado à categoria de Vila em 05 de agosto de 1923, data de criação do Cartório do Registro Civil de Pessoas Naturais,  já  em 31 de dezembro de 1943, a localidade foi desmembrada do município de Saúde pelo decreto-lei nº. 141 e recebeu então o nome de Mirangaba

A sua emancipação política aconteceu o dia 24 de novembro de 1961 através da lei estadual Nº 1559 de 24 / 11 /  1961. D.O  de 25/11/1961, constituído dos distritos de Taguarendi, Nuguaçu e Canabrava e seus povoados: Almeida, Angico , Barra, Barrocão Novo , Boca do Mato , Campo Grande , Coqueiro, Cravada , Dionísia, Jatobá,    Junco, Lagoa de Canabrava, Lagoa do Peixe , Mangabeira, Marruás,   Paranazinho , Pedra Vermelha , Ponto Alegre, Queimada Grande , Riacho , Sambaiba , Santa Cruz , Sussuarana , Trincheira, Umbiguda, Vereda, Volta da Serra.
Apesar de a emancipação ter ocorrido em 1961, Mirangaba continuou sob o comando do Município de Saúde, e somente em 1963, foi eleito o primeiro prefeito, o senhor , Jonas Carvalho que governou de 1963 a 1966 .Portanto,a família Carvalho, representada na figura 1 foi uma das primeiras famílias  a residirem no município e o senhor   Jonas Carvalho, o homem em pé no lado direito,  tornou-se um representante político importante na região.Blog Mirangaba
                                                                      Figura 1.    Família Carvalho

You May Also Like

0 comentários

Faça Aqui Seu Comentário.