Esmeralda Extraída das Minas do Distrito de Carnaíba-Ba volta as manchetes internacionais/ Deu no ‘L.A. Times': Brasil luta para repatriar esmeralda de 380 kg


O assunto passou sem tanta atenção no Brasil, mas a imprensa norte-americana deu bastante destaque nesta semana à disputa judicial envolvendo o pedido brasileiro para repatriar uma enorme esmeralda de mais de 380 quilos que foi levada da Bahia para Los Angeles.
O jornal “Los Angeles Times'' publicou uma longa reportagem com a confusa história que começou como um caso simples, mas acabou virando celeuma internacional.
A joia foi encontrada em 2001, o caso judicial já se arrasta desde 2009, e virou uma disputa diplomática no ano passado, dando destaque aos pedidos brasileiros pela posse da esmeralda.
Na segunda-feira (30), um juiz americano rejeitou o pedido do governo brasileiro para suspender o processo iniciado há seis anos para determinar a posse da joia, pedindo que a esmeralda de 180 mil quilates, avaliada em US$ 372 milhões (o equivalente a R$ 1,2 bilhão) e considerada a maior do mundo, seja reconhecida como “tesouro nacional'' brasileiro e devolvida ao patrimônio cultural do país.
“A esmeralda é, literalmente, uma peça do Brasil, que pertence ao Brasil e deve estar no Brasil'', afirmou o advogado, segundo a agência France Presse.
“O Brasil tem outras opções no esforço de ter a esmeralda'', segundo o “L.A. Times'', mas pode ter que compensar o atual dono nos EUA pelos gastos que ele teve com a joia até hoje.

You May Also Like

0 comentários

Faça Aqui Seu Comentário.