Fundador da Congregação Cristã no Brasil, em Coité, é encontrado morto em sua fazenda no Distrito Salgadália


Pessoa muito querida na região. Sua morte abalou Salgadália e a comunidade evangélica | Foto: Raimundo Mascarenhas
O fazendeiro e líder religioso David Balbino de Oliveira, 77 anos, residente na Rua Felipe Almeida, Distrito de Salgadália, município de Conceição do Coité, foi encontrado sem sinais vitais na manhã deste domingo (02), no interior da casa sede da Fazenda Nova, uma das suas propriedades que fica há 04 km de Salgadália, caído na sala e com ferimentos na cabeça, que a Policia Técnica de Serrinha deverá concluir o que causou sua morte.
Segundo informações de familiares, “David Crente”, como era conhecido, tinha o hábito de dormir aos sábados na fazenda e costumava seguir para o local depois das 17h, quando encerrava a feira-livre da comunidade. A casa fica as margens de uma estrada vicinal conhecida como estrada da Fazenda Nova e mesmo como muitas residências na região, todas servem apenas de amparo para os trabalhadores durante o dia, pois, não têm moradores, e o vizinho mais próximo é seu irmão mais novo Manoel Balbino de Oliveira, 73 anos.
Um sobrinho da vítima conhecido por Leo, filho de Balbino contou ao Calila Noticias que passou na frente à casa, por volta 06h40 e não percebeu nada de anormal.Por volta das 07h, José Paulo morador da Fazenda Alvoredo, afilhado da vítima e com quem trabalhava há quase duas décadas, falou que chegou para dar ração aos animais, ao chamar o padrinho, ele não respondeu, “vi a porta entreaberta, empurrei e deparei com ele caído sobre de uma poça de sangue”, contou o afilhado.

Policia Técnica registrou a ocorrência e realizou o levantamento cadavérico às 13h40
A policia militar foi informada e deslocou uma guarnição, que reservou o local até a chegada da perícia técnica. Após o trabalho de levantamento cadavérico por volta das 13h40, informações davam conta que o fazendeiro foi agredido por algum objeto, tipo arma branca, que teria provocado um grande corte na cabeça e o crime poderá ser registrado como latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte, apesar de ter sido encontrado certa quantia de dinheiro em um dos bolsos e uma motocicleta.

David chegou nesta moto que não foi levada
Informalmente, alguns policiais presentes, tomando como base a experiência, citaram a hipótese de que o fazendeiro teria sido seguido e o (os) bandido (os) anunciou (am) o assalto quando ele (David) estava se preparando para trocar a roupa, pois, estava descalçado as botas. A moto Factor 150, p/p PKH 1412, licença de Conceição do Coité, usada para se deslocar até a fazenda, estava e permaneceu estacionada dentro de uma garagem ao lado de uma casa de farinha. Outro fato que chamou atenção, aumentando a suspeita de latrocínio, foi o guarda-roupa, que estava em um dos quartos, totalmente revirado.

Irmãos da vítima lamentam a violência no campo | Foto: Raimundo Mascarenhas
Manoel Balbino, irmão de Davi disse que sempre sonhou com a energia elétrica que chegou mas a violência afastou o homem do campo. “Depois que a energia chegou, aqui ficou bom, mas a violência está fazendo medo”, desabafou “Seu Mané”.
Outro irmão, Luiz Balbino, 78 anos, falou que não quer conta em passar noite na roça.”Só fico até às 16h cuidando dos bichos e depois vou pra rua. Enquanto o povo bom dorme, o vagabundo fica acordado pra fazer o mal”, falou Luiz Balbino.
Fazenda foi o local onde surgiu a Congregação do Brasil em Coité
A fazenda Nova, até o final da década de 1980 era uma comunidade bem habitada, inclusive funcionava um prédio escolar e ficou conhecida por ser o local onde começou o projeto de fundação da Congregação Cristã do Brasil, há 40 anos, conhecida como igreja do véu, deorigem ítalo-americana fundada por Luigi Francescon e no Brasil classificada como sociológica pentecostal. Como líder religioso, Davi Crente foi pioneiro na construção do templo em Salgadalia.

Congregação Cristã do Brasil fundada por David Balbino | Foto: Raimundo Mascarenhas
Natural do município de Ichu, o fazendeiro deixou 11 filhos, sendo que cinco residem em Camaçari e o restante no município de Conceição do Coité. Acreditando em “providencia de Deus”, quatro deles chegaram no sábado (1º) pela manhã a Salgadália, onde passaram o dia com o pai.
O corpo de David está no Clube ADECOSAL de onde sairá ás 09h desta segunda-feira, 3, para o sepultamento no cemitério de Salgadália.
Redação CN

You May Also Like

0 comentários

Faça Aqui Seu Comentário.