PF indicia Lula por corrupção em inquérito da Operação Zelotes

Daniel Ferreira/Metrópoles
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi indiciado por corrupção passiva em um novo inquérito da Operação Zelotes, que investiga a compra de medidas provisórias. Além dele, 12 pessoas serão investigadas, entre elas os ex-ministros Gilberto Carvalho e Erenice Guerra e os empresários Carlos Alberto de Oliveira Andrade, da Caoa, e Paulo Ferraz, da Mitsubishi.
A investigação está relacionada à edição da MP 471, chamada de MP do Refis, que aumentou o período de incentivo fiscal às montadoras e fabricantes de veículos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Segundo o relatório, obtido pela TV Globo, anotações mostram que esta MP envolveu o pagamento de R$ 6 milhões que seriam destinados ao PT.
“Cabe destacar o destino dos R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais), que segundo o documento seria “SEIS MI (PARA A CAMPANHA)”, ou seja, o valor seria para abastecer campanha de Partido Político, provavelmente por meio de “caixa 2”, a exemplo do que foi muito observado e comprovado ao longo das investigações da “Operação Lava Jato”, diz o texto do relatório.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Ainda de acordo com o documento, há “indícios suficientes de materialidade e autoria do crime de corrução ativa, pelas negociações e oferecimento de vantagem indevida, quando da edição da MP 471/2009, por parte do consórcio SGR / Marcondes e Mautoni e das empresas automobilísticas CAOA e MMC Automotores do Brasil, ao então Secretário-Geral da Presidência da República, GILBERTO CARVALHO e ao ex-Presidente LUIZ INACIO LULA DA SILVA, em benefício do Partido dos Trabalhadores”.
A defesa de Lula e Erenice Guerra negam que tenham envolvimento nas acusações. Os empresários Carlos Alberto de Oliveira Andrade, da Caoa, e Paulo Ferraz, da Mitsubishi, não se pronunciaram.

Primeira denúncia
A Justiça Federal aceitou denúncia em dezembro do ano passado, apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o filho dele, Luiz Cláudio Lula da Silva, pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa no âmbito da Operação Zelotes, da Polícia Federal. A decisão foi proferida pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal.
Fonte.http://www.metropoles.com/brasil/politica-br/pf-indicia-lula-por-corrupcao-em-inquerito-da-operacao-zelotes

You May Also Like

0 comentários

Faça Aqui Seu Comentário.