História de Nuguaçu-Mirangaba-BA Atualizado.



O Distrito de Nuguaçu Município de Mirangaba-Ba está inserido no polígono da seca e no semiárido baiano, localizado no Piemonte da Diamantina no entorno da Serra de Jacobina na Bacia Hidrográfica do Itapicu, a 384 km da Capital Baiana e possui uma área de 78,41 km². Com LAT 10°49°21,3 e LONG 40°29°56,6 e altitude 578 mts acima do nível do mar, o Distrito possui hoje 558 habitantes e Possui uma das maiores Jazida de esmeralda do município localizada na serra de Campo do Meio, ref. (CBPM) Companhia Baiana de Pesquisa Mineral/ 2013.



Em meados do ano de 1880 Século XIX Formou-se uma povoação de topônimo Campo do Meio na Província de Jacobina, com o inicio da construção da Estrada de Ferro de São Francisco construída na segunda metade do século XIX   em 15 de abril de 1911 com a primeira parte da linha, entre Bonfim e Jacobina, que deu em 27 de maio de 1912. O primeiro trecho a chegar a Jacobina foi em 21 de março de 1919.
Com o início da ferrovia muitos desses trabalhadores passaram a habitar em Campo do Meio por ter terras férteis e muita água.
 Os primeiros habitantes foram Cassiano dos Santos, Manoel Silvestre Bispo Anunciação (Mané Preto), Félix Norato, Manoel João, Zé Teodoro, Chico de Lizauro, Pedro Norato, Manoel Bonzo, Velho Martiniano, Manoel Geraldo, João Claudio Pires, Vicentinho, João Mariano de Oliveira, João Hilário, Noratinho entre outros.
Em 1914 Campo do Meio desmembrava de Jacobina por força da lei estadual que criava o Município de Saúde. Em 1931 o Município de Saúde foi extinto e voltou a pertencer a Jacobina, Já em meados de 1938 através da Lei Estadual e Saúde voltava à condição de Cidade, em 24 de Novembro de 1961 criava-se o Município de Mirangaba e Campo do Meio Passaria a Condição de Distrito com a Denominação de Nuguaçu.
Sendo sua população na maioria descendente de escravos, vindo da Região de Senhor do Bonfim, Saúde, Jacobina, Caatinga da Moura, Campo Formoso e até de outros Estados.
Sua principal atividade da época era o licuri a mamona o côco babaçu além do plantio de mandioca milho e feijão de cerqueiro e predominante pela pecuária tendo com maiores produtores Antônio Amorim, Aurélio Teodoro da Cruz, Antônio Joaquim de Souza, José Miranda da Silva, Euclides Pereira, o comercio era formado de pequenas vendas que tinha além do alimento, tecidos e remédios que era transportado em lombos de burros pelos tropeiros do Sr. Aurélio Teodoro da Cruz, Manoel de Profiro, Bevenuto que vinha da Cidade de Saúde para abastecer as feiras e o comercio local.


No dia 1º de dezembro de 2011 a Fundação Cultural Palmares publicou a Certidão de Auto Reconhecimento da Comunidade de Nuguaçu como remanescente de Quilombolas.

(Foto) Abrangência do Território Quilombola de Nuguaçu, da Fazenda Maria Preta a Fazenda Algoeiro, da Fazenda Pedra Branca ao Povoado de Brejo, conforme Ata de envio para auto reconhecimento.


Atualidade.


O Distrito de Nuguaçu Hoje conta com a Escola Municipal José Miranda da Silva uma Quadra Poliesportiva Municipal José Cláudio Pires, Igreja de Santa Antônio (Católica) Adventista do 7º Dia (Cristã) Congregação Cristã no Brasil (Cristã) Igreja Batista, Telefonia Móvel e Fixa, uma Unidade de Saúde da Família, pequenos comércios e Bares.
O abastecimento de água do Distrito de Nuguaçu é capitado através da Barragem no Riacho da Toca da Onça ligando a rede geral de distribuição sem tratamento. Já a energia elétrica é disponibilizada pela COELBA, a maiorias das ruas do Distrito possui calçamento, não possui sistema de esgotamento sanitário e sim fossas sépticas, a maioria das casas é de Adobe, taipa e bloco. A coleta de lixo é feita através da Secretaria Municipal de infraestrutura e Obras realizada uma vez por semana destinada para o lixão do Paulista a 18 km de Nuaguaçu e a 05 km da sede do Município.


Famílias Tradicionais de Nuguaçu 


Muitas famílias de Nuguaçu foram viver em outras cidades e outros estados em busca de emprego e melhoria de vida, alguns descendentes dessas famílias mora e vive até hoje em Nuguaçu e outras que foram embora pai mãe e filhos, das famílias que não mais retornou.
Foram as seguintes: Bevenute José de Deus esse falecido em 04/07/1972,pai de José de Deus conhecido como (Zezito) Antônio Amorim, Evaristo Alves dos Santos , Inacinho Aprigio dos Santos,  Artur José da Silva conhecido como (Artur Pedreiro) Crispiano Antônio Cruz conhecido como (Piano) José Félix Damasceno e esposa Idalina Felix Damasceno (Dona Dalú)  Zezinho de Calista,além de outras famílias.

Outras Características do Distrito de Nuguaçu.


A sua principal fonte de renda destaca-se os beneficiários do INSS e servidores públicos pequena pequearia, e apresenta clima do tipo semiárido, caracterizado pela ocorrência de longa estação seca de forma bem definida, cujo período chuvoso, é normalmente no verão e inverno.
A temperatura média anual gira em torno dos 24°C, com a máxima chegando aos 33°C e a mínima em torno dos 16,1°C, tendo uma variação de amplitude de 7 a 15°C. O Distrito está na área do Polígono das Secas com um alto índice de aridez.
Conforme descrição do CPRM (2013), a geologia na porção ocidental do Distrito de Nuguaçu é constituída por litótipos representantes da bacia sedimentar Proterozóica (grupo Chapada Diamantina, Na porção oriental, destaca-se a ocorrência de quartzo verdes no complexo das serras de Jacobina e complexo Itapicuru). Segundo dados do IBGE (2011) O Distrito de Nuguaçu conta com 694 moradores, desses 657 contam com abastecimento de água da rede geral.


Fauna e Flora.


A vegetação predominante de mata e cerrado o único bioma exclusivamente da Região e possui rica biodiversidade e inúmeras espécies endêmicas, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrada em nenhum outro lugar do planeta, como exemplo: o umbu, a aroeira, o licuri, a baraúna, o pinhão, o angico e o Juazeiro.
A vegetação é excelentemente adaptada às condições xerofítica, caducifólia e aberta, arbóreo/arbustiva.
Quanto à fauna, muitos de seus representantes (como o veado, a onça-parda, o gato-do-mato, o jacu-verdadeiro, a jararaca) pássaros pretos, cardeal, Iguanas, teiú, perdiz, nambu, figuram entre os mais atingidos pela caça predatória e destruição do seu habitat natural.


Calendário e de eventos.




Festa de Santo Antônio, evento religioso, marcado por trezenas, procissão e missa solene, à cada noite de trezena, além dos cântico e orações tradicionais com acompanhamento da Banda de Pífano que está presente em todas as trezenas, período de 01 a 13/ 06.
 Local: Igreja de Santo Antônio.
Organização: Comunidade Local.

Patrimônio.


Áreas Naturais
Cachoeira com o conjunto de 07 quedas d’água com entorno formado por plantas ornamentais e poço utilizado para banhos.


Cachoeira das Almas localizada no riacho das almas, cachoeira da serra do cruzeiro localizada no riacho das mulatas.
Prédio antigo da escola Ana Neri construída pelo Prefeito Edgard Pereira prefeito da cidade de Saúde na época.
Cruzeiro no alto da Serra feito de madeira levantado a mais de um século, onde penitente visita e fazem suas orações na sexta feira santa.


A seca de 1932.

Segundo o jornalista pernambucano Carlos Garcia, “A grande seca de 1932 começou realmente em 1926, quando as chuvas foram irregulares, irregularidade que se acentuou a cada ano seguinte”. Em 1932, caíram chuvas finas em janeiro, mas cessaram totalmente em março.
Além da seca o nordeste brasileiro sofria com as consequências da estiagem, mas também vivia um momento histórico próprio dentro da era de Getúlio Vargas; Lampião e seu bando centralizavam as atenções dos políticos. A grande seca de 1932 foi um verdadeiro cataclismo socioeconômico na região, cuja calamidade fez com que o flagelo, tantas vezes repetido, assumisse proporções devastadoras, principalmente para a população carente.
Diante da penúria, inúmeros homens, mulheres e crianças se sujeitavam a migrar, a pé, ou em trens, em busca de auxilio e de outras cidades que lhes permitissem melhores condições de sobrevivência, entre esses retirante  a família de João José dos Santos e sua esposa Edorvigens Floretina de Jesus, Gabriel esse Pai de dona Maroca vindo da  cidade de Itiúba, Cervino Pai de Dona Alzira. e outras filias de outros estados,que fugiram da seca e passaram a morar em Campodo Meio
Só no final de dezembro de 1932, quando as chuvas finalmente começaram a cair no Nordeste que aos poucos foi amenizando o sofrimento da região.


Igreja de Santo Antonio Nuguaçu.



Zacarias Cassiano nasceu de uma família desdente de escravo vindo da localidade de Caatinga do Moura filho de Cassiano dos Santos  e Maria Jacinto da Silva nascido 08 de setembro de
1902, faleceu aos 10 minutos da madrugada do dia 16 de Novembro  2011 residente e domiciliado até o dia de sua morte no  Distrito de Nuguaçu  na Praça Nova.
 
 Maria Barbara da Anunciação com sua netas e o prefeito da época  Edgar Pereira meados dos anos 40.
A localidade conhecida como Maria Preta era em referência a Maria Barbara que morava nessa fazenda.
Maria Barbara da Anunciação com sua netas e o prefeito da epoca  Edigar Pereira

Nuguaçu meados dos anos 70 e anos 80.

Nuguaçu meados dos anos 70 e anos 80.




Time de futebol  mais antigo de Nuguçu que se tem o registro.
     
Antigo Bar do Senhor Mario José dos Santos.

 Esse conteúdo poderá ser editado para inserir mais informações ao conteúdo, porém  o conteúdo original não ser alterado .

Referências:


A seca de 1932. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Campos_de_concentra%C3%A7%C3%A3o_no_Cear%C3%A1. Acesso em 30 de novembro de 2012. http://blogcarlossantos.com.br/notas-sobre-a-seca-de-1932/   Outros CBPM,IBGE,Guia Cultural da Bahia,Estrda de ferro Wikipédia, a enciclopédia livre /  Pesquisa José Antônio Dos Santos. Postado por Portal Cidada Mirangaba.





You May Also Like

0 comentários

Faça Aqui Seu Comentário.