Mirangaba um Orquidário a Céu Aberto 2.


Sobra lia Sessilis
Sobralia é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por Ruiz & Pavón em Flora Peruvianae, et Chilensis Prodromus 120, em 1794. A espécie tipo é a Sobralia dicotomia Ruiz & Pavón. O nome deste gênero é uma homenagem ao botânico espanhol Francisco Martin Sobral.
Sobra lia é um gênero aparentado com Elleanthus e Cetríferas, composto por mais de cem espécies terrestres humícolas, rupícolas, ou raramente epífitas, de crescimento cespitoso, que formam grandes touceiras, distribuídas por grande parte da América Tropical, cujo centro de dispersão situa-se na Colômbia onde metade das espécies pode ser encontrada, dentre elas algumas das maiores espécies de orquídeas existentes, com mais de três metros de altura. Cerca de vinte espécies registradas para o Brasil.
São plantas de rizoma curto e raízes relativamente espessas, caules robustos, em regra simples, não ramificados, eretos, altos ou muito altos. Apresentam folhas plicadas, alternadas, mais ou menos brilhantes ou fibrosas, de formas oblongas ou lanceoladas, os terminais maiores. Inflorescência rígida apical ou lateral próxima da extremidade do caule, brotando das axilas das folhas superiores, multiflora, porém com flores abrindo em sucessão, em racimos curtos ou pequenas panículas, com flores bastante efêmeras e delicadas, durando de poucas horas a três dias, geralmente grandes e vistosas, muito parecidas com as de Cattleya.
Suas flores apresentam cores muito variáveis, entre formas esbranquiçadas ou rosadas até lilás intenso, vermelhas, amarelas ou alaranjadas e brancas ou cerúleas. Sépalas normalmente eretas e similares, por vezes as laterais algo concrescidas; pétalas parecidas com as sépalas. Labelo, livre ou parcialmente soldado à coluna, envolvendo-a, explanado na porção terminal, com calosidades, crenulações ou pilosidades variáveis e de margens inteiras, encrespadas, onduladas ou fimbriadas. A coluna alongada costuma apresentar pequena curvatura, algumas vezes com estreitas asas inferiores ao lado do estigma, sem prolongamento pode forme, semi roliça; antera com oito apolínias.
No município de Mirangaba encontra nas margens dos rios ao pé da serra e em cima da serra onde o clima é perfeito para o desenvolvimento da planta wescopledia livre  ( Parte Mirangaba José Antônio dos santos e fotos)

You May Also Like

0 comentários

Faça Aqui Seu Comentário.