Estudo aponta que Álcool é a pior droga que existe, acima de heroína, cocaína e outros.

A maioria das pessoas concordam que algumas drogas são piores do que as outras: a heroína, provavelmente, é considerada mais perigosa do que a maconha, por exemplo. Já que os governos formulam políticas criminais e sociais com base em classificações de dano, um novo estudo publicado pela Lancet  faz uma leitura interessante. Pesquisas lideradas pelo professor David Nutt, chefe antidrogas assessor do governo britânico, pediu à especialistas um estudo de como as drogas prejudicam, em uma classificação de 20 drogas (legais e ilegais) em 16 medidas de danos para o usuário e para a sociedade em geral, tais como danos à saúde, dependência de drogas, os custos econômicos e do crime. O álcool é a droga mais nociva na Grã-Bretanha, marcando 72 de um total possível de 100, muito mais prejudicial do que a heroína (55) ou crack (54). Os autores apontam que as ponderações do modelo, embora com base no julgamento, foram analisadas ​​e consideradas estáveis ​​como grandes mudanças necessárias para alterar a classificação geral.

Legenda 8 primeiras em ordem decrescente : Álcool, heroína, crack, metanfetaminas, cocaína, cigarro, anfetamina, maconha.

"Drug harms in the UK: a multi-criteria decision analysis", by David Nutt, Leslie King and Lawrence Phillips, on behalf of the Independent Scientific Committee on Drugs. The Lancet.

Tradução Bruno Gontijo, Folha Social, artigo original The Economist

You May Also Like

0 comentários

Faça Aqui Seu Comentário.