Salvador:Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia Realizou Curso Para Representantes de Municípios.



Aconteceu em Salvador-BA nos dias 23 a 27 de Setembro o primeiro encontro do polo de Salvador Entre municípios escrito no Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia (FNDE-CET/UnB) onde mais de noventa pessoas escrita pelos seus municípios participarão do curso de capacitação,ministrados pelos professores:
Cláudio Augusto (Área: Meio Ambiente e Horta)
Ana Tereza Bandeira (Área: Gastronomia)

Juarez Calil (Área: Alimentação e Nutrição)

Andréa Fernanda Borges (Área: Educação)
No último dia do do curso os participante participou de uma aula em campo na Escola Parque onde foram recebidos por diretores vice diretores daquela unidade.
O Município de Mirangaba escreveu quatro representantes para o curso, professor Anecio,Professor Antonioel,Wecsley Miranda Vieira a Nutricionista Carine e José Antonio dos Santos.

Veja o Programa 


O Programa Nacional  de Alimentação Escolar - PNAE é  um programa brasileiro,de âmbito    nacional, que promove a melhoria da alimentação dos alunos da rede pública.    
Implantado  em  1955, é a maior  e mais antiga política social na área de alimentação e  nutrição.    Assegurado  pela Constituição de 1988,o PNAE tem caráter universal e é desenvolvido pelo    Fundo  Nacional de Desenvolvimento da Educação  - FNDE.
Desde sua implantação até o ano de 1993,o gerenciamento do programa se deu de forma    centralizada na instância federal.
Essa forma de operar favoreceu um conjunto de distorções em seu funcionamento,como:   inadequação dos cardápios quanto à qualidade nutricional e ao atendimento de hábitos alimentares,irregularidade no    oferecimento da alimentação escolar e a baixa adesão dos escolares na alimentação. 
Com a descentralização em 1994,institucionalizada pela Lei  nº 8.913/94,a Prefeitura ou  Secretária  Estadual de Educação,operando junto ao MEC e ao FNDE,recebe os recursos    federais,com base no censo escolar  realizado no ano anterior ao do atendimento,e tem    autonomia para administrar o dinheiro ou transferir a administração desde diretamente às    unidades escolares, que realizam as atividades do programa.   
Neste processo foram observadas mudanças significativas na operacionalização do programa.
Outra conquista  do Programa foi a instituição,em cada município brasileiro, do Conselho de    Alimentação Escolar (CAE),como órgão deliberativo,fiscalizador e de assessoramento para a    execução do programa,permitindo uma participação mais  efetiva da comunidade.
Em 2005  foi instituída a Resolução n°358 o Conselho Federal de Nutrição- CFN que estabeleceu as atribuições técnicas do profissional  da nutrição  no programa,cuja presença é de  fundamental    importância para a garantia de uma alimentação escolar de qualidade.
Em 2009, a sanção da Lei  nº 11.947,de 16 de junho, trouxe novos  avanços para o PNAE.  
A Lei determina a extensão do programa para toda a rede pública de educação básica e de    jovens e adultos e fixa que pelo menos 30% dos repasses financeiros do FNDE sejam investidos na aquisição de produtos da agricultura familiar, promovendo a qualidade da alimentação  escolar,fortalecendo a economia local e provocando a participação da comunidade nas tarefas e  ações educativas.
Essa legislação consolida o entendimento do PNAE de que não basta a oferta de alimentação   escolar. 
Tão importante  quanto é o processo educativo que deve nortear e compor com essa oferta.
Com todos os avanços que o Programa Nacional de Alimentação Escolar vem alcançando,o    Ministério da Educação e o FNDE  consideram fundamental que se estabeleça um perfil de  escola que se proponha a garantir a inclusão e a permanência de todas as crianças; a adequação    e melhoria da infraestrutura; a valorização e qualificação do professor e da comunidade escolar;o acesso ao conhecimento atualizado e às novas tecnologias; o direito a uma alimentação  adequada e saudável,que propicie as condições necessárias para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos;a promoção das atividades para a  melhoria das condições ambientais e a    conscientização sobre os temas da água,compostagem,agricultura orgânica e  outros.
Portal cidade Mirangaba.


You May Also Like

0 comentários

Faça Aqui Seu Comentário.