Mirangaba adere ao Programa Medicamento em Casa
Com objetivo fortalecer a rede básica e intensificar a assistência farmacêutica, a Prefeitura de Mirangaba aderiu na quarta-feira, 12, ao Programa Medicamento em Casa, desenvolvido pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e o Ministério da Saúde.
A ação busca assegurar o acesso dos pacientes mirangabenses aos medicamentos que tanto necessitam - já que os mesmos não terão mais que se deslocar para as unidades de saúde -, e também contribuir para um melhor acompanhamento do estado de saúde de portadores de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A assinatura do convênio foi realizada na Sesab e contou com a presença do secretário Estadual da Saúde, Washington Couto, o prefeito de Mirangaba, Dirceu Mendes, a secretária da Saúde de Mirangaba, Kelly Cristina e o Superintendente de Acompanhamento e Avaliação da Rede Própria, Alfredo Boa Sorte Junior.
Kelly Cristina explica que para ter acesso ao programa, o paciente tem que ser referenciado pela Estratégia Saúde da Família (ESF), ser atendido em uma Unidade Saúde da Família (USF), fazer um cadastro no Programa Saúde da Família (PSF) e passar por avaliação de um médico, que vai decidir pela prescrição do medicamento.
Ela acrescenta que a distribuição dos medicamentos é feita pelos Correios, em formato semelhante ao da entrega de cartas e o prazo para recebimento é de até quatro dias. As remessas estão cadastradas no sistema on-line dos Correios (www.correios.com.br).
Objetivos do Programa
Garantir o acesso a medicamentos essenciais a pacientes com diabetes e hipertensão;
Garantir o acesso a anticoncepcionais orais e preservativos dos assistidos pelo Programa de Planejamento Familiar;
Contribuir para o fortalecimento da Rede Básica de Saúde;
Fortalecer a Assistência Farmacêutica Básica;
Possibilitar a humanização da assistência através da redução das filas nas farmácias das Unidades Básicas e melhorar a adesão terapêutica e reduzir complicações a médio e longo prazo
Diário da chapada
0 comentários
Faça Aqui Seu Comentário.