PDT pede ao Supremo para suspender ato de Bolsonaro que extinguiu Ministério do Trabalho

Servidores do extinto Ministério do Trabalho fizeram ato em 2018 após governo Bolsonaro anunciar fim da pasta — Foto: Maíra Alves/G1
Servidores do extinto Ministério do Trabalho fizeram ato em 2018 após governo Bolsonaro anunciar fim da pasta — Foto: Maíra Alves/G1
Servidores do extinto Ministério do Trabalho fizeram ato em 2018 após governo Bolsonaro anunciar fim da pasta — Foto: Maíra Alves/G1
O PDT pediu nesta terça-feira (8) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender o ato do presidente Jair Bolsonaro que extinguiu o Ministério do Trabalho.
A extinção foi publicada em uma medida provisória (MP) editada por Bolsonaro em 1º de janeiro. A MP reestruturou toda a Esplanada dos Ministérios, criando novas pastas, extinguindo outras e definindo novas atribuições para os órgãos, por exemplo.
Ainda em dezembro, durante a transição de governo, Onyx Lorenzoni, atual ministro da Casa Civil, já havia informado que Bolsonaro iria extinguir o ministério e dividir as atribuições entre as pastas da Economia, da Justiça e da Cidadania.
Na ação apresentada ao STF, o PDT argumenta que a decisão de Bolsonaro pulveriza as ações e atribuições da pasta e representa um enfraquecimento de direitos que a Constituição prevê para o direito do trabalho no Brasil.
"A extinção deste órgão é providência inconstitucional", diz a ação. Segundo a sigla, o Ministério do Trabalho é quem fiscaliza, por exemplo, o trabalho escravo.
"Essa medida [extinção] suprime a adequada implementação dos direitos sociais das relações de trabalho", acrescenta o PDT.

Análise

O relator da ação é o ministro Ricardo Lewandowski, mas o presidente da Corte, Dias Toffoli, pode analisar se há urgência sobre a questão e tomar alguma decisão ainda no recesso do Poder Judiciário, que se encerra em fevereiro.
Esta é a segunda ação que chega à Corte contra a medida de Bolsonaro. A primeira foi apresentada pela Federação Nacional dos Advogados, no dia 2 de janeiro.

Bolsonaro e o Ministério do Trabalho

Relembre as diferentes manifestações do presidente Bolsonaro sobre o Ministério do Trabalho:
  • 07/11/2018: Bolsonaro diz que Trabalho perderá status de ministério;
  • 13/11/2018: Bolsonaro afirma que Trabalho vai manter status de ministério;
  • 03/12/2018: Onyx diz que Trabalho será dividido entre Economia, Justiça e Cidadania;
  • 01/01/2019: Bolsonaro dá posse ao primeiro escalão do governo, e não há mais o cargo de ministro do Trabalho;
  • 02/01/2019: Entidade vai ao STF contra a MP que extinguiu Ministério do Trabalho;
  • 08/01/2019: PDT pede ao STF para suspender ato de Bolsonaro que extinguiu Ministério do Trabalho.

You May Also Like

0 comentários

Faça Aqui Seu Comentário.