POR QUE FALTA ÁGUA EM JACOBINA

 A imagem pode conter: céu, nuvem e atividades ao ar livre
No fim do governo Wagner foi entregue a transposição de Pindobaçu para Jacobina prometendo acabar de vez a falta de água em Jacobina.
Podia ser verdade se tivesse cumprido o cronograma e a água de Pindobaçu já viesse tratada como era o Projeto inicial.
Antes de vir a água de Pindobaçu Jacobina tinha 04 (quatro) captações com as seguintes capacidades:
Cuia 33,50 l/s
Itapicuruzinho 48,08 l/s
Rio do Ouro (barragem) 0,53 l/s
Canavieira 2,71 l/s
(foto 2)

Nenhuma descrição de foto disponível.Totalizando 74,84 l/s para uma demanda populacional de 153 l/s (base ano de 2015, fonte www.ana.gov.br) 
Os mananciais do Rio do Ouro e Canavieira foram extintos, o do rio do Ouro por baixíssima oferta e custo elevado e Canaveira foi poluído pela Yamana Gold e descomissionado por dona EMBSA sem questionar nada, fazendo uma gambiarra da barragem de Cachoeira Grande para a cidade sair do sufoco.
De 2015 para 2019 Jacobina ganhou 04 (quatro) conjuntos habitacionais e uma faculdade de grande porte que para suprir suas necessidades perfurou um poço no Cristalino que geralmente não tem uma vazão considerável, porem estão fazendo com sabedoria o REUSO, o xixi e água de pia vem para um reservatório que servirá para irrigação das áreas verdes (positivo) e abastecimento complementar por carro pipa (foto 4).

Nenhuma descrição de foto disponível.Atualmente a cidade de Jacobina recebe água de dois mananciais apenas e com as seguintes capacidades:
Itapicuruzinho 48,08 l/s
Pindobaçu 165,2 l/s
 Foto 3A imagem pode conter: céu, nuvem, árvore, quadra de basquetebol e atividades ao ar livre

Totalizando 213,3 l/s para uma demanda ou pouco maior que a de 2015 153 l/s. E por que falta água em Jacobina?
Porque temos captação de 213,3 l/s de água bruta e só temos as mesmas 02 (duas) ETAs no tempo que tínhamos 74,84 l/s de captação.
Será que vamos ter água nos conjuntos Golds, na AGES e no mercado do produtor?
OBS - Sem contar que a EMBASA fica fazendo manobras para não bombear água de Pindobaçu (capacidade de 1.890 l/s) porque um dos maiores custos da concessionária é a energia.

You May Also Like

0 comentários

Faça Aqui Seu Comentário.